quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Encerramento de escolas primarias com menos de 21 alunos

Hoje em dia um do temas que se fala mais pela população do nosso país é o facto de o governo querer fechar todas as escolas com menos de 21 alunos, uma medida que já se ouviu falar a uns tempos, mas anteriormente seriam encerradas as escolas com menos de 10 alunos. Os alunos destas escolas serão encaminhados para centro escolares nas capitais do concelho que actualmente muitas delas ainda estão em fase de conclusão a poucos dias do inicio das aulas. Sobre esta medida, e na minha opinião pessoal existem uma serie de factores prós e contras que podem levar ao sucesso desta medida ou por outro lado ao insucesso.
escola_1
Pensemos o seguinte a poucos anos o Governo falava em modernizar todas as escolas do nosso país e foram feitas obras de requalificação em outras, por exemplo na minha freguesia não sei dizer ao certo a quanto tempo foram feitas obras de melhoria na escola mas seguramente afirmo que não foi a mais de 5 anos, e que a escola esta previsto fechar não neste ano pelo que me disseram mas sim para o próximo ano. Agora eu pergunto o que será feito a essa escola, e a tantas outras pelo país fora, que iram fechar e agora que será feito delas, vão estar fechada? Vão ser utilizadas para como instalações para acolher idosos, associações recreativas? Etc… Muitas perguntas a qual não tenho uma respostas concreta.
Pergunte-se agora o que acontecera a tantos professores que actualmente numa escola com certa de 15-20 alunos poderiam ser 2 por escola e que futuramente com esta medida serão certamente 1 para 20 alunos ou até para 30 não sei bem.
Mas para além de desvantagens também existem vantagens, pois nestes centros escolares os alunos puderam usufruir de condições e equipamentos que nas escolas das suas freguesias não o poderiam ter pois não teriam verbas suficientes para tal. puderam usufruir de uma biblioteca, de um ginásio, de uma sala com computadores e puderam sair das suas terras mais cedo o que pudera fazer com que amadureçam mais cedo e saibam como é sair de casa mais cedo para mais tarde não terem essa dificuldade. Existem muitas mais vantagens e desvantagens mas apenas apontei algumas que considero importantes de se reflectir.
Falo um pouco inocentemente sobre este tema pois tudo o que falei é o que tenho ouvido na comunicação social mas gostaria de frisar que para alem das desvantagens também existem vantagens e quem sabe se esta medida não trará qualidade ao ensino em Portugal. Espero ansiosamente para ver como correrá esta integração dos alunos e mesmo das suas famílias.

2 comentários:

  1. De uma certa maneira até concordo contigo, o que será feito de todas as escolas primárias das aldeias depois de encerradas? Sem dúvida é uma grande pergunta à qual nem eu nem muitos saberão responder !
    Como tu disseste no teu comentário algumas escolas que estavam abrangidas de pelo menos 2 professores em cada 10 alunos passarão nessas escolas mais evoluídas no centros das cidades a ser leccionadas apenas por 1 professor/a em cada 20 ou 30 alunos ou mais ainda, o que provocará uma subida de desemprego porque é de ver que muitos deles acabarão por ficar em casa porque, o dinheiro que gastam a desloca-se todos os dias para a escola não compensa nos gastos, salário dos professores ainda não é muito alto. :S

    ResponderEliminar
  2. Como eu disse esta medida pode ser boa e má, devemos considerar também o facto de serem enormes os gastos com o transporte destas crianças, mas devemos também considerar os recursos que os alunos vão poder usufruir como salientei em cima...

    ResponderEliminar