quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

[Comentário] Eleições presidenciais 2011

Escrevo mais uma vez sobre um tema não apenas politico mas um tema de cidadania nacional. Hoje, escrevo sobre as eleições presidenciais 2011 em que o candidato e actual Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, para mim o melhor candidato ao lugar em questão.

Para além de Cavaco Silva (apoiado pelo PSD e pelo CDS/PP) para mim o grande vencedor da noite foi sem duvida Fernando Nobre (candidato independente) que sendo independente teve o apoio de uma significativa parte da população portuguesa, o que demonstra que como nas anteriores presidenciais existe uma significativa  percentagem da população portuguesa que prefere votar num candidato que não tem apoios partidários do que em candidatos com esses apoios, sendo que como Fernando Nobre afirmou “foi uma candidatura do Povo para o Povo”.

Outro ponto que gostaria de salientar seria a forte abstenção, mais de 50%, da população portuguesa. Para mim este valor representa uma “vergonha”, não para aquele candidato ou para outro mas sim para toda a nossa população do nosso país, pois, isto demonstra o estado de confiança  da nossa população do estado actual do nosso país. Depois de vários comentários sobre se estas eleições seriam a porta para uma crise politica e queda do actual Governo acho que pode ser uma brecha na porta, mas não uma porta inteira aberta, pois, sou da opinião que “Cada um só tem aquilo que colhe”. Assim sendo, o Governo só será “dissolvido” se o Orçamento de Estado e as diferentes medidas que o Governo lançou não forem bem sucedidas, ou com a entrada de Organizações Externas.

Outro dos temas que se as legislativas fossem hoje, se com estes valores teríamos uma derrota doo PS e uma possível subida ao Governo do PSD. Ora aí esta um tema um pouco abstracto de se comentar, pois em primeiro lugar Manuel Alegre terá sido apoiado pelo PS, BE e o partido ecologista Os Verdes, e Cavaco Silva terá sido apoiado por PSD e pelo CDS/PP. Se hoje fossem as eleições legislativas cada um destes partidos iriam certamente concorrer separadamente e quase de certeza que não existiriam 3 candidatos independentes ou seja só ai seriam cerca de 20% dos votos destas presidenciais a ou serem repartidos pelos diferentes partidos ou então seriam votos brancos. Mas sou da opinião que se fossem hoje claramente o PSD seria o vencedor, tendo algumas duvidas se com maioria absoluta se com coligação com o CDS/PP como aconteceu a alguns anos.

Por fim, ficam os meus parabéns a todos os candidatos especialmente ao candidato reeleito Dr. Aníbal Cavaco Silva para que tenha um mandato tranquilo e que consiga fazer com que o país passe por momentos mais felizes.

[Artigo escrito a 23 de Janeiro de 2011]

Sem comentários:

Enviar um comentário