sexta-feira, 12 de novembro de 2010

[Reportagem] - Linha da Frente: Desemprego em Mesão Frio

Mais uma vez peço desculpa por mais uma longa ausência mas mais uma vez o tempo é curto para estudar, trabalhar e poder escrever aqui neste blog ou em qualquer outro que participe.

Pena minha volto, a escrever sobre um tema difícil que é o desemprego no meu Concelho, Mesão Frio. Na passada segunda feira, um amigo meu chegou-se a minha beira a dizer que nesse dia a noite na RTP iria dar uma reportagem sobre o Mesão Frio, logo de seguida abri o browser do computador e fui ver a que horas daria essa entrevista. Com pena minha nesse dia não pude ver, pois, já tinha combinado um jantar inadiável sobre um tema que daqui a uns dias irei escrever aqui. Hoje, depois de ter algum tempo mais decidi ir ao site do programa Linha da Frente e vi  a entrevista, afirmo até que acabei de ver a cerca de 15 minutos.

Revi-me com algumas caras familiares de Mesão Frio, algumas pessoas que apareceram nas vindimas, o senhor Engenheiro Pedro Kendall, o senhor Presidente da Câmara de Mesão Frio, Dr. Alberto Pereira, algumas das pessoas entrevistadas e que apareceram nas imagens, algumas das senhoras que apareceram e falaram que frequentam o curso de tanoeiro, a psicóloga Marisa Carreiras, do projecto "Mesão Frio Integra", e mais algumas pessoas do qual não me recordo dos nomes neste momento.

Nunca pensei que fosse este o estado, neste momento, em Mesão Frio. Pois, sempre me disseram que existia muito desemprego em Mesão Frio, mas nunca pensei que fosse assim tão grave. Tendo saído eu, a cerca de 2 anos do dia-a-dia de Mesão Frio, pois só passo lá os fins de semana assisti aos primeiros cursos de formação para adultos no concelho. Até posso afirmar que frequentei o primeiro curso profissional da Escola EB 2,3/S. Professor António da Natividade, curso de Técnico de Informática de Gestão. E foi na mesma altura que surgiram os primeiros cursos de formação para adultos, o que nunca pensei foi que virassem moda em Mesão Frio e como afirmou Patrícia Monteiro, do Gabinete de Inserção Profissional, que por várias vezes chegam a sua beira e dizem que estavam a espera de uma resposta para um curso e que se não saísse que aí sim passavam pelo GIP para tentarem encontrar emprego. Ora bem, esta aqui algo onde só nesta afirmação se pode comentar muito. Porque que se fazem deste tipo de cursos que já se sabem que não a trabalho na região? Sinceramente, não conheço muitas empresas de tanoaria na zona! Outra questão será o porque de não haver incentivos, por parte da Câmara ou de outra entidade publica ou privada para a criação de um negócio deste género? Ou então, porque não apostar em cursos e em negócios de turismo no concelho de Mesão Frio, já que existem cursos de turismo sim, mas Mesão Frio para além de algumas casa de turismo não possui mais nada!

São enumeras as questões que se poderiam levantar sobre um tema que me assusta muito e que seriamente todos os habitantes de Mesão Frio, e não só as entidades de maior peso no concelho, pois a cada dia que passa nascem mais pessoas e morrem menos e qualquer dia não vai existir trabalho para ninguém. A que pensar em mostrar as pessoas que este cursos de formação só servem, em alguns casos, para ganhar dinheiro que podia estar a ser usado para financiar um projecto dentro do concelho que poderia até quem sabe empregar essas pessoas. Agora penso porque não em Assembleia da Republica discutir o estado do desemprego não em Mesão Frio mas em todo o interior de Portugal.

Um comentário e apenas só um a noticia, acho que não interessava falar de que partido ganhou o actual presidente ou por quantos votos, pois o que esta aqui em causa é o tema do desemprego em Mesão Frio e não quem foi o antigo ou quem é o actual presidente.

Mas desde já os meus parabéns ao actual presidente Dr. Alberto Pereira por empregar em Mesão Frio cerca de 260 pessoas.

Fica aqui um comentário que gostaria de continuar mas como já parece ser extenso deixo para uma próxima ocasião. Peço desculpa por alguma coisa que tenha dito mal, mas é uma opinião pessoal e se disse algo de mal, por favor comentem o post pois assim num futuro próximo posso não cometer o mesmo erro.

Obrigado por lerem, agora dêem a vossa opinião!

5 comentários:

  1. Olá João!
    Que bom ver-te por aqui!
    E a escrever! Treinar faz sempre muito bem. E dar opiniões, parece que não, mas alivia!
    Sente-se que tens amor à terra: És mesãofriense.
    Mas olha, não fiques preocupado demasiado. Eu acho que em Mesão Frio a maior pobreza é a "pobreza de espírito". Monetariamente todos se vão arranjando...
    IRamos

    ResponderEliminar
  2. Olá professora, obrigado por comentar e por seguir o meu blog.
    Sim professora sou mesãofriense, gosto da minha terra e é sempre mau ouvir falar "mal" da minha terra, apesar de ser muito por culpa dos nossos habitantes. É algo que gostaria de fazer ver a algumas pessoas que essa pobreza de espírito poderia ser tratada!

    ResponderEliminar
  3. eheh..."A pobreza de espírito podia ser tratada!"
    Poder podia...mas não era a mesma coisa... :)

    IRamos

    ResponderEliminar
  4. In the class room ( english)

    ResponderEliminar