sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Experiência em Ubuntu

Ubuntu é um Sistema Operativo derivado do Linux é um dos mais fortes concorrentes de peso ao Windows, sendo que muitos dizem que ainda esta a anos luz disso, mas eu penso que não!

Depois de ter pensado por várias vezes para migrar de vez para Ubuntu a uns dias, depois de ter formatado o computador tive a idéia de na mesma partição instalar o Ubuntu 10.10 e o Windows 7 Ultimate.

Passei vários dias a trabalhar com Ubuntu a tentar perceber o básico do sistema e passado alguns dias deixei mesmo de trabalhar com o Windows de forma a que, um dia quando tentei ligar para programar no Visual C++ Express e quando o liguei o sistema Crashou. Foi a minha ultima vez que abri o Windows e foi a gota de agua para migrar "definitivamente" para o Ubuntu.

Formatei a parte da partição que tinha o Windows e instalei uma maquina virtual para poder usar o Windows dentro do Ubuntu, sendo que desta forma, pretendo usar-lo para usar o Visual C++ Express.

Fica aqui o screen do meu Desktop. Sendo que o que aparece no fundo é uma dock para parecer tipo Mac, pois todos sabem a minha particular relação com os Mac's. Já instalei algumas aplicações como por exemplo o reprodutor de filmes VLC, o programa de design de diagramas DIA, o cliente de FTP FileZilla e o ambiente de desenvolvimento NetBeans IDE. Todos eles muito interessantes e que podem substituir perfeitamente aplicativos para Windows, mas por preguiça minha ainda não consegui abandonar o Visual C++ Express, por falta de tempo para explorar outra ferramenta de desenvolvimento como o NeBeans IDE.

Estou muito conte com esta nova experiência em Ubuntu que sempre me fascinou. Nos próximos dias trarei aqui algumas das novas novidades de projectos em que comecei a trabalhar a pouco tempo, entre eles uma apresentação do meu site.

Aguardem!


2 comentários:

  1. Eu defendo que o windows está a anos luz do linux.
    Uso Ubuntu já há bastante tempo e já faz parte do meu quotidiano não ter que me preocupar com malwares , spywares etc , não ter que esperar um "tempão" para que o computador inicie e está funcional. Posso também referir que existem todo o tipo de programas grátis para ubuntu e que executam bastante mais rápido do que os concorrentes (programas que são para a plataforma windows e nem sempre são gratuitos) e o linux actualmente tem uma grande facilidade a nível de instalação de aplicações através do "ubuntu software center". Quanto ao teu problema do C++, posso dizer-te que programar em linux é bem mais simples porque tens bastantes opções há gama "Visual studio" da microsoft que por sinal é bastante pesada mas podes ter o problema que eu tive em C. Quando aprendi C no "visual C express" , tentei passar algumas linhas de código para o meu programa no linux mas não correu bem porque as bibliotecas são diferentes para linux. Por fim felicito-te pelo teu blog e deixo aqui uma imagem do meu desktop : http://yfrog.com/f/0tdesktop03122010p/

    Cumprimentos, Manuel Coutinho

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Manuel pelo comentário! E obrigado pelas dicas!

    ResponderEliminar