terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Qual a importância das redes sociais para a dinamização do estado do nosso país?

Ora, cá estamos nós mais uma vez, as portas das eleições presidenciais e distantemente das polémicas sobre este ou aquele candidato.

Hoje, tirei 5 minutinhos do meu estudo de Tópicos de Matemática, para poder escrever este texto de opinião dentro da minha área de estudo/trabalho.

Quem é o jovem, e mesmo grande parte de adultos, que não usa uma rede social neste momento no nosso país? Quem é que não usa o seu computador para ler noticias?

Hoje em dia, com a globalização e onde o acesso a Internet não é apenas interdito a alguns, onde qualquer pessoa pode usar o portátil aceder a Internet e consultar as noticias sobre a economia nacional, o estado do país, a possibilidade da vinda do FMI ao nosso país e mais importante ainda consulta as noticias sobre as eleições presidenciais que se aproximam. Com a maioria dos jovens do nosso país a utilizar o Facebook, ou o Twitter, ou o Hi5, ou esta ou aquela rede social porque não apostar nestas os candidatos para fomentar o apetite dos jovens para o voto no candidato que defende mais proximamente as suas ideias e princípios? Era uma boa contribuição pois para alem de fomentar o apetite por esta questão poderia ser uma porta de abertura para uma melhor compreensão dos aspectos que hoje em dia conduzem o nosso país, pois, se perguntarem aos jovens o que se passa no nosso país, uma grande parte deles responde: “Esta mal!”, e se perguntarem esta mal porque, a resposta deles é quase sempre a mesma: “Esta mal por este ou aquele fulanos”, “Esta mal porque esta mal”. Mas não sabem em que medidas isso aconteceu ou o que se esta a fazer para resolver esses assuntos.

Não falo apenas a nível das próximas eleições presidenciais, falo também a nível global e partidário. As redes sociais podem ser uma importante medida para mostrar aos jovens o que se passa, pois todos os consultam. Eu mesmo, a cada passo quando abro o Facebook ou o Twitter aparece um jornal, ou a rede social de um partido politico qualquer com uma noticia sobre algo da economia do nosso país ou mesmo uma proposta feita e muitas das vezes, dependentemente do tempo que tiver para consultar, abro a noticia e leio, para como dizia um professor meu do secundário, quando estiver numa conversa, nem que seja numa conversa com uns amigos num café e esse tema vir ao de cima, possa ter maneira de entrar na conversa e não dizer coisas ignorantes que não tenham nada a ver com o assunto.

Talvez  o artigo não seja muito interessante para a maioria das pessoas mas é algo que gostaria de deixar aqui escrito para aqueles que querem ler reflictam um pouco.

2 comentários:

  1. Acho interessante a tua crónica. Um pouco mais de informação não faz mal a ninguém, tal como o teu professor te dizia e o meu pai me diz, pelos motivos que tu citaste.

    E embora a informação sobre política não seja muito interessante, não me importava nada de perceber algumas notícias que se ouvem a todo o momento na televisão, para além disso muita gente gostava de perceber o papel do Presidente da República. Veta decisões do governo? Os vetos que se sabem são sempre a favor, seja uma proposta boa ou má.

    O teu texto está porreiro no que diz respeito às ideias mas se me permites um conselho, tem mais atenção com o portugês, principalmente com a distinção entre 'à' e 'há'. Não é uma crítica a este texto mas no geral, que costumo ler.

    ResponderEliminar